mare.png

Cultura Oceânica e Municípios: qual a relação?

Na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (a Década do Oceano, 2021-2030) a cultura oceânica é o conceito central para que todas as pessoas e instituições reconheçam o papel do oceano em nossas vidas e a influência de nossas ações no oceano. Desta forma, crianças, jovens e adultos da sociedade civil, do poder público e do setor empresarial, em todas as áreas do conhecimento e independente da distância do mar, são convidados a se envolverem e desenvolverem a cultura oceânica.

As metas e objetivos da Década do Oceano são globais, e as ações locais. O Brasil tem sido pioneiro em ações para regionalizar estas metas no cenário internacional, sendo o primeiro país a instituir um Comitê Nacional. No próximo dia 07 de dezembro, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançará o Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, um instrumento de gestão que tem como base os Relatórios Subnacionais (N, NE, SE, S, CO), que foram coproduzidos por mais de 500 participantes de diferentes setores da sociedade em 2020 e que identificaram prioridades regionais alinhadas aos desafios globais da Década do Oceano e da Agenda 2030. Do global ao local, a participação de Municípios e instituições locais na Década do Oceano é uma etapa essencial para regionalização dessas ações. Saiba mais.

Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica convida Municípios e Instituições a se engajarem na promoção da cultura oceânica, abrangendo desde a produção e disseminação do conhecimento sobre o oceano até a formulação e implementação de políticas públicas. Como exemplo recente, a cidade de Santos (SP) promulgou a Lei da Cultura Oceânica, a qual insere o ensino sobre oceano no currículo municipal, iniciativa reconhecida pela Unesco como a primeira política pública mundial, correspondendo a um marco importante para a Década do Oceano e de exemplo para outros países. Da mesma forma, a Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica fortalecerá o protagonismo brasileiro na Década do Oceano promovendo e dando visibilidade ao impacto municipal no reconhecimento dos cidadãos do potencial de suas ações locais no cumprimento  das metas globais.