O Fórum da Cultura Oceânica é um espaço estratégico de diálogo voltado para a integração da cultura oceânica nas políticas públicas educacionais, com foco em promover o Currículo Azul em todas as regiões do Brasil.
O Currículo Azul conecta o oceano à cidadania, à formação de novos profissionais e à sustentabilidade, sendo essencial para preparar a sociedade frente aos desafios climáticos e ambientais do presente e do futuro. Ele considera a cultura oceânica como eixo fundamental na formação de cidadãos e profissionais do século XXI e foi definido como meta pela UNESCO para que os países iniciem seus processos de implementação até 2025.
Com o oceano cobrindo 70% do planeta e desempenhando um papel vital na segurança alimentar, regulação climática, biodiversidade e economia sustentável, integrar a cultura oceânica à educação é mais do que um compromisso: é um passo estratégico para o avanço de agendas globais, como a Agenda 2030 e o Acordo de Paris.
O Brasil já é referência mundial nesse tema, com destaque para a promulgação de leis pioneiras, a mobilização de escolas em programas como a Rede Escola Azul e um movimento nacional em torno da inclusão da cultura oceânica no currículo escolar.
O ano de 2025 será um marco para o tema, com eventos de destaque internacional:
- 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Cultura Oceânica;
- Conferência do Oceano da ONU, em junho;
- COP30, em novembro, em Belém (PA).
Diante desse cenário, o Brasil tem a oportunidade de consolidar sua posição de liderança global na cultura oceânica. Para isso, é fundamental realizar uma consulta territorial que identifique oportunidades e desafios regionais na implementação do Currículo Azul.
A Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica convida as Secretarias de Educação estaduais e municipais e demais Instituições que atuem na educação formal a se unirem a esse movimento transformador. A partir de dezembro de 2024, a Aliança iniciou um processo de sensibilização e engajamento, percorrendo as regiões do Brasil para dialogar com as secretarias de educação. O objetivo é garantir que o engajamento respeite as particularidades educacionais, sociais, culturais, econômicas e ambientais de cada região.
Juntos, podemos impulsionar políticas educacionais que levem o oceano às salas de aula e fortaleçam o Brasil como referência global na promoção da cultura oceânica.
O Fórum da Cultura Oceânica: o Currículo Azul nas Regiões Brasileiras ocorrerá em diferentes fases ao longo de 2025:
- até março de 2025, ocorrerá o Fórum Regional em cada uma das 5 regiões brasileiras
- até agosto de 2025, ocorrerá a etapa com oficinas municipais e estaduais de mapeamento das oportunidades de inserção da cultura oceânica no currículo escolar, onde professores e profissionais da educação poderão contribuir nesta construção,
- entre agosto e outubro de 2025, serão produzidos e ficarão sob consulta pública os relatórios regionais e o relatório consolidado nacional,
- em novembro de 2025, na COP30 em Belém, será apresentado o processo brasileiro com os resultados nacional e regionais; com documento entregue ao Conselho Nacional de Educação